No final dos anos 90, início dos anos 2000, as informações que tínhamos relacionadas ao treinamento eram muito limitadas, fazendo com que muitos praticantes, inclusive eu, cometessem alguns erros que limitavam, e muito, o resultado dos treinos.
Lembrando que nessa época não tínhamos a internet como é hoje em dia, a busca por informações era um processo muita mais complexo, nada de you tube, nada de redes sociais, ou até mesmo pessoas dispostas a compartilhar informações no meio.
Além disso, o body building era extremamente mal visto pela maioria, sofrendo uma serie de preconceitos, muitos perduram até hoje, mesmo com a grande popularização da modalidade nos últimos anos.
Dentre os inúmeros erros vou citar 6, que fizeram com que perdesse muitos anos de treinamento com um resultado muito aquém do que seria possível com um pouco mais de conhecimento. São eles:
1. Não é quanto mais melhor!! De nada adianta passar horas na academia se não tiver um treino adequado, um controle de volume e intensidade que permita uma evolução mais eficiente. Do contrário será tempo perdido, ou pior, além de não alcançar os resultados esperados poderá sofrer lesões por excesso de treino.
2. Se não comer o suficiente e tiver uma dieta equilibrada, vai continuar um inseto!! Se além de treinar demais, ainda não comer o suficiente, disponibilizando energia e macro nutrientes necessários para que o corpo se recupere e gere hipertrofia, nada acontece. E a depender do caso não só não haverá evolução, como podemos ver uma piora no físico com o passar do tempo. A ingestão de proteínas, carboidratos e gorduras tem que ser adequada ao objetivo de cada um. A suplementação pode ajudar muito, mas não fara milagres caso não aja um equilíbrio na dieta.
3. Não é só o peso que importa!! O peso é importante sim, porém sem uma técnica adequada e um direcionamento de força para os músculos alvo, o excesso de carga só vai gerar um desgaste ainda maior, principalmente nas articulações, podendo levar a dores articulares e possíveis lesões com o passar do tempo. Muitas outras variáveis de treino têm que ser levadas em conta para um treino efetivo e seguro.
4. O descanso é tão importante quanto o estimulo!! Mais uma vez não adianta pecar pelo excesso. É necessário um descanso para que aja uma super compensação e com isso uma evolução no físico. Para isso é necessário uma periodização adequada, um volume de treino e uma divisão de acordo com a necessidade de cada um.
5. O sono é onde tudo acontece!! Não só o intervalo entre os treinos importa, mas também as noites de sono são fundamentais. É nesse momento que o corpo vai se regenerar, liberar hormônios e fazer com que o estimulo dado no treino se converta em resultados. Ao contrário do que muitos pensam o treino em si é parabólico, a hipertrofia acontece durante a recuperação e principalmente durante uma noite de sono bem dormida.
6. A vida de cachaceiro e baladas vai atrasar seus ganhos!! Se você quer ter uma vida boêmia e ao mesmo tempo conquistar o tão buscado “shape”, se prepare para trilhar um caminho muito mais longo. O excesso de álcool e as noites mal dormidas com certeza limitarão seus resultados. É necessário um equilíbrio entre seus objetivos e o estilo de vida. Pode ser que um não seja compatível com o outro.
Entre em contato agora mesmo